terça-feira, 14 de abril de 2009

X Semana de História

X Semana de História da UFPI: História, Territórios e Fronteiras
De 01 a 05 de junho de 2009

O Centro Acadêmico de História em parceria com o Mestrado em História do Brasil, ANPUH-PI, se reuniram, para colocar em debate a produção do conhecimento histórico e suas relações fronteiriças com as demais áreas do conhecimento.
A X Semana de História da UFPI visa construir espaços de discussão em torno dos possíveis diálogos que se fazem entre a História e áreas afins, propondo reunir, dentro do possível, a diversidade de posturas e escolhas teórico-metodológicas na área das Ciências Humanas para fomentação de um espaço enriquecedor de produção de conhecimento.
A produção do conhecimento histórico está norteada por uma postura multidisciplinar, daí a relevância de se pensar os diálogos entre as ciências humanas e o oficio do historiador. Nesse sentido, a X Semana de História da UFPI, que tem como tema: História, Territórios e Fronteiras intenciona promover uma reflexão teórico-metodológica sobre a interdisciplinaridade na Ciência histórica buscando, dentre a diversidade de diálogos possíveis, privilegiar as discussões mais recorrentes no cotidiano acadêmico. A Literatura, as Artes, a Economia, as Ciências Sociais, o Direito e a Educação são alguns dos campos, nas ciências humanas, com que os historiadores mais dialogam.
A X Semana de História movimentará o alunato de História das Universidades e faculdades do Piauí, outros estudantes das ciências humanas e diversos profissionais da área em torno de um objetivo, um evento rico e bem estruturado que suscite questões acerca da interdisciplinaridade em História. O evento possibilitará um espaço de trocas de experiências, que se dará principalmente pela socialização de pesquisas das diversas áreas contempladas, especialmente de História, saber complexo e multidisciplinar.
A Semana se configurará a partir da realização de diversas atividades de cunho acadêmico e também culturais. Durante o evento acontecerão Mesas-Redondas e Conferências num espaço de debate; os Grupos de Trabalho – GT’s – ambientes destinados á divulgação das pesquisas desenvolvidas pelo público do evento e pelos profissionais convidados e os Mini-cursos que serão, de forma mais específica, ambientes de instrumentalização de saberes. ( Mostra Etnográfica )

Nenhum comentário: